-
Arquitectos: Forgas Arquitectes
- Área: 2596 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Simón García
-
Fabricantes: Armstrong Ceilings, Cerámica Malpesa, Maydisa, Sto, Umbelco
Descrição enviada pela equipe de projeto. A escola faz parte de um entorno composto por diferentes equipamentos nos arredores de Sant Celoni, na fronteira com as florestas e cursos d'água do pré-parque de Montseny.
A proposta posiciona o conjunto de volumes ao norte do lote, configurando o edifício na forma de "U" para definir os playgrounds, bem orientados e ensolarados, seguindo a suave inclinação do terreno. O acesso cria uma plataforma a serviço de todos os equipamentos que inclui o itinerário para pedestres e ciclistas que se conectam com o centro da população.
O corpo principal, com dois níveis, é organizado paralelamente à cerca que limita o instituto existente e incorpora os elementos comuns no térreo e as salas de aula da educação fundamental. Os volumes transversais, de um único nível, ajudam a subdividir e caracterizar o espaço em diferentes áreas: a menor, a sudeste, ligada à educação infantil; a outra, com a quadra de esportes, mais relacionada à educação fundamental. E, por fim, os espaços ao ar livre cercados por volumes e varandas que incorporam as atividades ao ar livre possuem sempre como pano de fundo a vegetação e a floresta circundante.
O principal acesso ao edifício se dá através de uma varanda no encontro entre a área infantil e a área do ensino fundamental e oferece a possibilidade de autonomia nos espaços da biblioteca e no AMPA. A área infantil e os playgrounds também têm acesso próprio que permite o uso das instalações fora do horário escolar.
Construção, manutenção e economia de energia
O edifício se adapta à topografia existente, minimizando o movimento de terra. Nas partes inferiores, uma estrutura exterior de cerâmica disposta em diferentes partes funciona como base. Nas partes superiores, a fachada termina com gesso, em isolamento contínuo. A divisória interna é formada com placas de gesso e estrutura de aço galvanizado com guarda-corpo e esquadrias de madeira.
Todos os ambientes possuem aberturas que facilitam a ventilação e a iluminação natural com as proteções adequadas para facilitar a luz solar adequada. O edifício possui ainda painéis solares para a produção de água quente e caldeira de biomassa para aquecimento.
Os espaços livres não ocupados pela pista esportiva canalizam as águas para valas de drenagem a fim de permitir máxima permeabilidade e recarga do lençol freático além da preservação da vegetação existente que é reforçada com o plantio de novas árvores para proporcionar sombra aos espaços de acesso e recreação. Os materiais provenientes da reciclagem de resíduos de construção são utilizados nas sub-bases dos pavimentos da quadra de esportes.